dezembro 07, 2008

A Andaluzia

Ontem a TV, ainda vista em minha casa até que um vendaval leve as antenas, fez uma breve reportagem sobre a situação dos trabalhadores imigrantes que nesta província espanhola encontram trabalho sazonal. Muito ficou por dizer pois a penúria tem levado as mulheres a situações de pura degradação e humilhação.

A Andaluzia é uma região com uma forte produção agrícola e das mais afectadas pelo pior descalabro económico sofrido pela Espanha em 30 anos. Só este ano levou 1 milhão de trabalhadores a perder o emprego e já não há dinheiro para pagar as reformas do próximo mês.

A Andaluzia é governada desde há 25 anos pelo PSOE e a corrupção campeia forte e feio com clãs políticos a ditar as suas influências e a delapidar orçamentos . As "autonomias" em Espanha têm dado azo a fenómenos incompreensíveis de falta de solidariedade. Um caso é um plano de transvase de águas de um rio, cujo único destino já só pode ser o Mar, para a Andaluzia muito deficitária em água para a agricultura. O plano foi bloqueado por uma outra "autonomia" também governada pelo PSOE.

Faltando a solidariedade socialista (afinal só de boca e de artigo de jornal) quem realmente a faz é a Cáritas, instituição que o socialismo espanhol odeia.

Sem comentários: