dezembro 17, 2008

Não basta fazer figura com o dinheiro dos outros

A TVI pertence ao grupo PRISA. O grupo PRISA foi criado e floresceu durante os anos de Felipe Gonzalez, o que não aconteceu por acaso. O favor foi pago favorecendo nos média os governos do PSOE.

O catecismo de solidariedade, apoio aos pobres, igualdade, desenvolvimento, políticas sociais e outros chavões progres tiveram resultados práticos pouco abonadores no fim deste reinado "Felipino": 24% de desemprego, muita pobreza e uma cadeia de corrupção (nunca desmembrada) que enriqueceu despudoradamente a elite política.

Mas cá se fazem cá se pagam. O grupo atravessa agora um mau momento com a crise económica e os resultados são pavorosos: a PRISA está a minguar.

A TVI parece que vai escapando ao fenómeno e organizou uma festa de Natal: nesta altura toda a gente se lembra da solidariedade, fica com o coração derretido e são tudo flores e passarinhos. Passado o Natal, que a maioria nem sabe muito bem o que é, volta tudo ao mesmo.

A festa de Natal da TVI -feita para atrair as audiências como era de esperar- exibiu os figurões dos Telejornais (alguns escrevem livros), dos programas de entretenimento (pavorosos), das novelas (inúteis), da socialité, dos gestores, etc, etc ... B. A roupa de marca e adereços preciosos não impediram alguns de irem fazer figuras tristes e de pura auto-promoção para o palco. Os outros riam-se de umas brejeirices e piadas politicas/politiqueiras deprimentes.

A iniciativa foi dourada pelo apoio a uma causa: a causa da criança que será a única coisa que valeu a pena além da homenagem à jovem jornalista falecida recentemente. As contribuições para a causa vêm dos cofres da TVI? São uma percentagem dos lucros acarretados pela audiência do programa? São dádivas generosas de gestores com centenas de milhares de Euros anuais de rendimento? Não.

Quem faz as contribuições são os telespectadores que com boa vontade acabam por tornar a festa (deles) maior.

2 comentários:

Anónimo disse...

TVI portuguesa......¿Tiene programación religiosa católica?

Lura do Grilo disse...

Tiene alguna: al domingo. Originalmente la Television era de inspiracion Católica pero no fue sustentable econonomicamente. Claro que la programacion no poderia nunca agradar a todos. Disculpa el mio Castellano