dezembro 12, 2008

Agruras de um ecologista


Domingo, 30 de Novembro, 7h30m da manhã estava um frio de rachar. Bastou por um braço fora do edredon para o perceber. Já não aguentava mais a cama: levantei-me e espreitei pela janela. Apeteceu-me, já gelado, voltar ao ponto de partida: encostei-me à minha botija. Reagiu muito mal:

-Chega-te para lá que estás gelado.

Fiquei furioso: falta de solidariedade, ingrata!!. Quando se deita não me poupa. Levantei-me, sacudi o edredon para entrar frio e deixei-lhe um bocadinho das costas a descoberto. A tiritar segui, qual bichinho da conta enrolado, para a cozinha também gelada. Aquecimento central: népia. A minha casa gasta 7kwh/dia de energia eléctrica e não dou conferências bem pagas para pagar 270kWh/dia, como faz o Algore.

Tinha que ir pagar o pão. Olhei guloso para o meu carrito, pensei no aquecimento ligado mas ... não … tinha que ser ecológico. O cão pôs o nariz de fora do seu alojamento mas preferiu não sair.

Aqueci a encher os pneus da minha bicicleta, calcei luvas e dei umas sapatadas lançando ostensivamente uma mistura de CO2 e vapor de água para a atmosfera.

Cheguei à padaria: alguns minutos de conversa com a padeira para descansar–ela gosta e eu também. A padeira sabe fazer pão, bolinhos, bolo-rei, broa etc. Sabe também de tudo o que se passa à volta da padaria num raio de alguns km e com bastante detalhe. Casamentos, mortes, nascimentos, divórcios e outros factos … nada lhe escapa. As partes mais interessantes são porém aquelas que começam assim.

- Você não diga nada mas dizem por aí que …. bla bla

Delicioso, formativo e informativo. Regressei por outro caminho. As folhas de plátano corriam ligeiras à frente da bicicleta empurradas por um vento nada simpático embora mecanicamente favorável. Uma vaquinha pasmada olhava para mim de um campo. Ruminava e ruminava eu também contra ela:

-Maldita, sua produtora de Metano. Estás a arruinar o meu planeta.

Pensei no leitinho quente com chocolate que ia preparar e perdoei-lhe. Ao fim e ao cabo as bostas espalhas no chão iam fazer crescer a vegetação com mais vigor e aumentar a captura de CO2. Cheguei, aqueci o leite e saí, desta vez a pé, para um passeio higiénico.

Sem comentários: