fevereiro 19, 2009

Obesidade e a revolução

Isabel do Carmo de vez em quando dá o seu ar de snobismo na TV. De activista da extrema-esquerda, nos idos tempos do PREC e um pouco mais além, lembro-me sempre de uma linguagem crua e agressiva contra os capitalistas, patrões, ricos, a reacção e tudo o que cheirasse a ter mais dinheiro que ela ou não tivesse as mesmas ideias que o seu grupito. Tudo isto em benefício do proletariado, luta de classes, autogestão e outros chavões que faziam o dicionário da esquerda rançosa e irreformável que acabaram por deixar o país em indigestão profunda. A linguagem mudou pouco e a tralha ideológica é sempre a mesma pintada agora de “moderno”, “Século XXI”, “multiculturalismo” e outras hipocrisias que fazem rir, já que chorar não vale a pena.

Esgotada a via revolucionária dedicou-se a ser nutricionista e lá veio debitar o habitual lugar comum sobre a obesidade a troco de um cachet que gostava de saber quanto é e se outros nutricionistas não precisariam mais dele. Arrumou a causa das coisas para as “condições sócio-económicas" e colocou todos os gordos na faixa mediterrânica (até à Grécia) e ainda antiga Alemanha de Leste. Aqui então as condições sócio-económicas devem ter piorado (ou melhorado … já nem sei) ou se calhar o pessoal habituou-se a confiar mais no automóvel BMW e Mercedes e menos no SKODA e Trabant que andavam de empurrão. Uma coisa é certa, os meus colegas alemães dizem que o pessoal do Leste continua com pouca vontade de trabalhar: uma pesada herança de quase 3 gerações que pode ser de relevo para o assunto em causa.

Não obesos, excepto o grande líder Kim, são os Norte-Coreanos que vemos na televisão nos desfiles militares: parecem palitos animados (enquanto não morrem pelo problema contrário). Mas é assim que tem que ser num exército pacifista, amigo da paz no mundo, da liberdade e das flores.

Assim não vamos lá, pois a obesidade é comida a mais (onde a há) e exercício a menos. Vendo o preço do Kg de batata quase ao da bifana e dos brócolos não sei que dizer. Enfim … não sou especialista. Mas uma coisa é certa: a nutricionista precisa de perder uns 4-5Kg para honrar a profissão. Bem prega Frei Tomás…

Sem comentários: