março 17, 2009

Coisas que valem a pena (2): Solar Térmico


Andam a vender-nos uma patarata embrulhada em modernidade e amiguismo balofo pelo ambiente. Assim classifico o namoro ao cidadão para instalar produção fotovoltaica em casa. A cenoura é um preço preferencial de venda à EDP por mais de 60cêntimos enquanto nós compramos a 11cêntimos. Dá para perceber que a coisa não pode durar muito e o Estado já provou que não honra os seus compromissos (lembro o casos dos Certificados de Aforro).

O fotovoltaico é um embuste: a energia que produz em 5anos é a que foi gasta para o fabrico do sistema. Os materiais e minerais usados são outra pressão sobre o ambiente. Oito anos é o tempo que demora a recuperar apenas o dinheiro investido - nenhum lucro- se não houver azar com os equipamentos. Fotovoltaico para alimentar de forma independente a habitação é pior ainda: exige baterias dispendiosas.

Uma clara vantagem é o solar térmico: aquecimento de água. Poupa-se entre 60 a 70% de gás. Quem usa gás propano ao fim de 4/5 anos terá o equipamento pago e o tempo de vida do sistema será previsivelmente de 20anos. A manutenção de um sistema de termo sifão é reduzida e os materiais são recicláveis. Para 4 pessoas um sistema custa 2000Euros e abate 600Euros no IRS ficando por cerca de 1400Euros.

Alguns truques para um melhor aproveitamento:

  • Numa nova moradia instalar um esquentador apropriado no circuito de água quente. Mesmo no inverno, quando raramente há água a temperatura suficiente, o esquentador completa o aquecimento poupando também.
  • Os banhos devem ser tomados ao fim do dia e logo seguidos: evita que a entrada de água fria baixe a temperatura de toda a que resta. O abaixamento de temperatura durante a noite deve ser tomado em consideração (5ºC).
  • No Verão, se houver uma utilização de mais água quente que o costume –visitas de férias, duplos banhos, etc- o consumo deve ser distribuído ao longo do dia. O abaixamento da temperatura da água do depósito ajuda a uma maior eficiência. O termosifão funcionará até ao fim do dia aumentando a eficiência.
  • O apoio eléctrico, a existir, deve ser ligado com um temporizador pouco tempo antes da utilização da água e desligado imediatamente depois. No dia seguinte, ou umas horas depois, o Sol repetirá o seu trabalho gratuitamente.

1 comentário:

j. manuel cordeiro disse...

Por falar em truques... Face à campanha que não é negra, apesar de obscura, em grande força na comunicação social e em diversos meios de publicidade, dei-me ao trabalho de ver exactamente o que é que estava em jogo. Pasmei. Então não é que todo este burburinho tem letras miudinhas, como aquelas dos contratos manhosos que só depois descobrimos? Esta campanha é válida até 31 de Dezembro e até se esgotar o plafond atribuído à iniciativa. O que acontecerá logo que haja 61 mil instalações efectuadas! Tanta propaganda, até parecendo que é uma coisa em grande e depois ah e tal, é só para os primeiros 61 mil.
A história conto-a no Fliscorno.

Cumprimentos,
Jorge