junho 14, 2009

Nápoles


Estando o nosso presidente em Nápoles, e para cumprir uma promessa a uma leitora, aqui fica uma magnífica rosa em porcelana de um artesão de cerâmica Capo di Monti.
Nápoles é uma cidade fascinante e ainda por cima com Pompeia, o Vesúvio, Sorrento, Ischia e Capri tão perto.

Em Ischia terá feito termas um imperador romano. Foi chamado de urgência a Roma devido a um golpe. Era uma estratégia para o matarem e conseguiram. Tudo boa gente ... como me disse um italiano.

Perto também um circo romano de uma escola de gladiadores que terá formado Spartacus. Vale ainda a pena a visita à Nápoles subterrânea: uma extensa rede de túneis deixados pelo corte da rocha para construir por cima. Os túneis foram usados na 2ª Guerra mundial pela resistência ou simplesmente para roubar mantimentos à tropa.

Na rua pode fazer-se um desporto interessante: tentar encontrar um automóvel sem uma mazela (risco, amolgadela, etc) . Atenção às Motorini... não poupam ninguém e o condutor nem pára: só pede desculpa em andamento.

2 comentários:

margarida disse...

:) Linda, de facto...

Adorei essas paragens; bons tempos...
Há algo no ar, não é? Algo imperceptível, transcendente...; antiquíssimo...
E a beleza de tudo onde pousam os olhos...

Lura do Grilo disse...

Tudo mesmo. O mergulho na história, na Camorra, na Gruta Azurra, nos vendedores em pequenas lojas, os presépios imensos, S. Gennaio. Belo...Belissimo