junho 09, 2009

Obama e a General Motors: o carrito cómico

Quando fui pela primeira vez à República Checa, tinha já Reagan encostado o dedo mindinho ao Muro de Berlin, via uns carritos surrealistas: largavam muito fumo do escape e tinham um design cómico. Nalguns becos em Praga ainda se podiam observar buracos de bala da 2ª Guerra Mundial e muita habitação estava num estado miserável .

Quando voltei 4 anos depois as habitações estavam recuperadas, os buracos de bala tinham desaparecido, e muitos dos carritos cómicos também. Circulavam já BMW, Toyota, Mercedes, Audi, etc. Numa viagem entre Brno e Praga ocorreu um grande temporal: vento e chuva forte. As bermas da estrada ficaram cheias destes carritos cómicos com os proprietários desapontados e capot aberto (para o lado).

Obama foi ao bolso de cada contribuinte tirar algumas dezenas de dolares para manter a General Motors. A GM pagava salários fabulosos a gestores/trabalhadores: em média um trabalhador recebia muito mais que qualquer outro nas mesmas funções na indústria automóvel em qualquer parte do mundo. Suponho que não sobrou para investir

A crise da GM não é só uma crise económica: o produto não tem qualidades para seduzir o comprador e perde em relação à concorrência. Manter a GM como está é apenas um capricho político e levará de novo ao carrito cómico só que o contribuinte não lhe acha qualquer graça.


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