outubro 07, 2009

Pedagogias e ...

Já dei por mim a ler documentos sobre Pedagogia, Didácticas e outras ticas. Envolvem termos estranhos: “pedagogias”, “transmissão de conhecimentos”, “vocacional”, “construções mentais”, “psicossomático”, “desempenho cognitivo”, “elaboração dedutiva”, “interiorização conceptual”, “aprendizagem por objectivos…”, “motivação social”, “auxiliares educativos”, “discentes”, “docentes”, etc. Népia de “trabalho”, “esforço” e “dedicação”.

Leio parágrafos longos, complicados, insondáveis. Chego ao fim do parágrafo e não me recordo de como começou. Chego ao fim da página e já não me lembro do assunto do capítulo. Chego ao fim do documento e arrependo-me de o ter lido. Lanço-o para cima da secretária e desmoralizo por não ter aprendido nada.

Há uma linguagem nova, selecta, impenetrável, redonda e hermética sobre a temática do ensino. Há uma nova classe envolvida nos ditames sobre o ensino que vive disto e se protege com isto: é uma espécie de nicho de mercado. Só há duas formas de lidar com a situação: ou se tenta entender a classe para evitar precisamente o que eles recomendam (de uma forma politicamente correcta) ou se afrontam directamente e passa-se por quadrúpede pouco dotado.

As fichas de avaliação de alunos são a mesma história: o menino é pontual? o menino não descrimina os outros? o menino é solidário com a turma? o menino tem espírito de grupo? o menino convive? o menino é asseado? Disfarçadas algures aparecem duas ou três colunas com critérios objectivos: classificação nos testes, resultados na aula, apreciação dos trabalhos de casa.

Sobre isto, e sobre a eficácia do ensino, vale a pena ver os jocosos, e ao mesmo tempo divertidos, comentários de Federico Losantos sobre uma carta aberta (cheia de erros) de Zapatero (ou um dos 600 assessores que o servem) aos “Docentes”. Eu vi duas vezes!! Entre o minuto 28:30 e 36.



2 comentários:

Anónimo disse...

No quiero ni pensar lo que diría el gran Moncho Borrajo del corte de pelo que le han hecho a Rosana.......

Anónimo disse...

¿Corte de pelo a lo Anne Girardot?