dezembro 11, 2009

Gente que vale a pena

Uma Sra já reformada e de olhos doces faz beneficência. Recebe dádivas de roupas usadas, repara-as, lava-as e coloca-as numa de várias prateleiras. Entrega sem cobrar nada a quem, em grande necessidade e se calhar com vergonha, a procura . Isto são pessoas que valem a pena.

A Sra na recepção é pobre mas remediada. Diz-me um sonoro e sorridente bom dia quando entro, pergunta-me pelos miúdos, sabe quem já chegou ou não, comenta o tempo que faz e vai fazer. Eu pago-lhe na mesma moeda. Trabalha quase 8horas seguidas: leva uma marmita de onde, entre várias interrupções, tira uma garfada às escondidas. Isto são pessoas que valem a pena.

Eles entram no DIAP, ladeados de caríssimos advogados, directamente de carros de elevada cilindrada com condutor particular, são mirados por inúmeras máquinas fotográficas, câmaras de alta definição e alvo de avidez de esforçados jornalistas durante dias seguidos. À noite vão às entrevistas de desagravo de uma RTP que custa dezenas de euros por ano a cada contribuinte. Isto são pessoas que não valem a pena.

Sem comentários: