julho 12, 2010

Compaixão

Estou a ficar cada vez mais sensível e especialmente com os animais que são nossos amigos. Não posso assim deixar de criticar severamente o nosso Ministro Rui Pereira.

  • Há uns meses comovi-me até às lágrimas quando o meu cão partilhou a marmita com um colega desfavorecido da vida que, de tão pequenino, se esgueirou entre as grades do portão.
  • Há duas semanas salvei um gatinho de morte certa e arranjei-lhe uma morada segura.
  • Ontem mesmo eu e os miúdos conseguimos devolver aos seus pais melro (em grande desespero piavam de partir o coração, pobrezinhos) um melrinho desobediente que fugiu do ninho e corria para a boca dos gatos.

O Ministro Rui Pereira tem cara de santinho mas podia ser um Rambo a perseguir malvados: bastava tirar a camisa, por um cinturão carregadinho de balas a tiracolo, atar um pano em volta da testa, pintar e fazer uns arranhões na cara, franzir o sobrolho, grunhir e empunhar uma fusca em cada mão . Mas não! O Ministro saiu corajosamente para bairros problemáticos com mais uns quantos para "combater a violência". Não se "combate": é feio! Moraliza-se, criam-se condições e promove-se a inclusão: assim é que é.
Fizeram umas corridas e umas marchas: o Ministro marchou e muitos acompanhantes também sempre encostadinhos uns aos outros. Ficaram próximo dos carros oficiais e da escolta talvez por amor à carteira, pelo calor ou quem sabe por algumas artroses. O Ministro dançou e depois houve um momento multicultural de grande elevação onde um chefe cigano clássico - de chapéu, roupa de cores escuras, barba grisalha- confessou não gostar de violência. Um sucesso tudo! De parabéns.

Fiquei chocado porém, e hei-de queixar-me a alguém, quando o Sr Ministro soltou uma pomba da paz que nem esperou pelo raminho de oliveira, partiu espavorida e ainda agora não sabe o que fazer à vida. Estava à espera de ouvir metralha sobre a desgraçada da ave mas felizmente a malta conteve-se. Não se faz Sr Ministro: não se brinca com a vida dos animais nossos amigos!

1 comentário:

margarida disse...

Vivam os bichos.
O resto é pó.