julho 06, 2010

Então e Se

Já que a educação progressista -moderna, de valores, de solidariedade, de liberdade e de responsabilidade- veiculada pela Escola Pública trouxe jovens mais violentos (em casa, entre namorados, entre amigos), mais irresponsáveis (vandalismo, álcool, drogas) e pouco solidários (malandros, pouco altruístas, abortistas, despesistas) não seria de substituir a cadeira de Educação Sexual por uma cadeira de Culinária e Economia Doméstica transversal aos dois sexos (e outros que venham a inventar) para ser tipo ...tipo... "de igualdade de género" (acho que é assim que se diz)?

Como até agora a espécie humana não se extinguiu e, mais "coisa menos coisa", os putos iam chegando e sendo educados com valores no seio de famílias mais felizes e duradouras que as actuais, é tempo de repensar o "modelo educativo".

Nesta perspectiva saber ferver um litro de água, estrelar um ovo sem rebentar a gema e fazer um bacalhau com batatas a murro de qualidade (não é fácil de encontrar nos restaurantes) ou uma vitela à Lafões (para quem não gostar de peixe) é uma mais valia nos tempos que correm. Dá muito mais "pica" e perspectivas de futuro saber cozinhar que um charro fumado às escondidas.

Sem comentários: