dezembro 11, 2010

A Economia Subterrânea

Com a economia por terra, aterrada e aterrorizadora não admira que a Economia Subterrânea cresça. Mas não é só pelo aumento de impostos que ela cresce. É também pelo facto de haver uma crescente percepção que pagar mais impostos:

  • Não tem contribuído para melhorar os serviços públicos: saúde, justiça e segurança são um desastre;
  • Tem contribuído para criar e alimentar uma multidão sempre crescente de corruptos;
  • Tem servido para incrementar propaganda política (umas imagens de um pequeno almoço com um futebolista rico valem 700 000 Euros) e distribuir gadgets;
  • Tem servido para financiar abortos a pedido (uma, duas, três vezes) e não apoiar as famílias com filhos a cargo nem os mais idosos;
  • Tem servido para nos tirar a liberdade de opção na Educação dos Filhos pois agora as melhores escolas, na sua grande maioria privadas, ficam só ao alcance dos ricos. As públicas impingem modelos ideológicos e morais que repugnam a maioria dos pais e ajudam a perpetuar a pobreza material e espiritual. Cresce ainda a convicção do Estado controlar a vida dos seus filhos desde o momento da concepção (com muitas ajudas e facilidades para o nascimento não ocorrer) até à morte (assistida obviamente).
  • O contribuinte sente-se sujeito a dupla tributação: as explicações para colmatar o mau ensino, a consulta médica que nunca há, a cirurgia que não se consegue em tempo útil, as propinas que o bom aluno tem de pagar no ensino superior enquanto outros sem rendimento escolar (ano após ano) são generosamente subsidiados.

Torpedear o fisco já quase não é um crime. É cada vez mais um acto de rebelião não violento do contribuinte e talvez  a única maneira de obter a verdadeira Justiça Social que lhe é devida.

Sem comentários: