julho 05, 2011

O drama de Castro

Hugo Chavez veio admitir que sofria de doença grave. O Bolivarismo vive do populismo primário e infantil deste vendedor de ilusões pelo que o seu estado de saúde é desde logo um atestado de óbito a um período negro em Venezuela e toda a América latina.

A situação é particularmente desesperada para Cuba. Cuba vive de botijas de oxigénio fornecidas por Chavez que para isso não hesitou em sacrificar o seu Povo afundado-o na miséria, violência urbana, desabastecimento crónico, corrupção total e uma inflacção de 30% ao ano que tem levado a uma erosão salarial tremenda; o regime Chavista vive dos operacionais cubanos que controlam forças policiais, exército, serviços secretos, justiça e tudo o que é sector estratégico para manter o poder.

Cuba não pode perder a esmola Venezuelana como perdeu a esmola chilena do inenarrável Allende ou sofrerá um colapso e uma crise humanitária nunca vista. O irmão de Chavez, recentemente regressado de Cuba, já fala em defender a revolução pelas armas para lá do voto às Presidenciais que serão dentro de alguns meses. 

Espero que Chavez viva para ser testemunho da sua própria falência política e não se criar mais um mito como o de Peron ou Allende.

Serão interessantes os próximos meses e não descarto uma guerra civil.

Sem comentários: