setembro 08, 2011

Silicon Force

Enquanto os indígenas constroem pseudo-aeroportos e torres de controlo à espera de atrair os desejados aviões (assim como nós em Beja) esperamos pelo resultado do investimento indecoroso feito em computadores, quadros interactivos, ligações à internet de banda larga e outras habilidades. 

O Governo da Dilma também distribui telemóveis pela favela para os "favelados" receberem propostas de emprego.  

Voltando à Silicon Force hoje pela manhã um Presidente de Agrupamento de Escolas posou na TVI com o seu parque informático e os ditos quadros interactivos. Havia um posto para Jogos, outro para Matemática, outro para ...  mas ainda faltava qualquer coisa para aceder à Internet que não tinham entregado. O Professor estava entusiasmado: os alunos até "aprendiam sozinhos" e sabiam usar.

A reportagem prosseguia com uma lista destes soldados da Silicon Force adquiridos e espalhados pelo país. Computadores nas escolas eram 110 000! Coisa para algumas dezenas de milhões de euros. 

Vejamos esta cifra: 1 computador por cada 10 alunos ou seja uma capacidade instalada de 3.6 horas por semana por aluno em média. Formidável.

Os da E-escolas e E-escolinhas esses eram mais de 1 milhão de mercenários Silicon Force! Será possível?

Foi gastar à tripa forra em objectos que rapidamente ficam obsoletos e não passam de um obstáculo entre o professor e o aluno. Os resultados esses é que continuam sem aparecer como os aviões.

A reportagem terminava com a profissão de fé na causa Silicon Force e na expectativa do ME actual continuar com o programa.

2 comentários:

CAL disse...

"O Governo da Dilma também distribui telemóveis pela favela para os "favelados"" votarem no PT. Vai ser difícil vencer o populismo aqui no Brasil e em Portugal.

Lura do Grilo disse...

Verdade. Todos muito generosos com o dinheiro dos outros.