março 26, 2013

Aqui há gato

Especialistas em remodelações, de governos pois de resto contratam decoradores e pedreiros, tornam o Álvaro (o meu Ministro favorito e o melhor ministro) o mais remodelável. Pondo de lado o mau gosto da escolha, um economista explicou a razão: o Álvaro incomoda os lobbys da energia em Portugal. 

Encontrei na Caixa do Correio uma oferta para instalação de painéis fotovoltaicos. A "oferta" tem um pack super que, com as taxas e taxinhas, custa mais de 10000 Euros. Coisa pouca que, com um financiamento Montepio, promete obter "Receitas muito superiores ao Investimento" e claro que o material onde se investiu não vale nada após o tempo de vida útil.

Eu gasto 8kWh/dia o que num mês dá 240 kWh. Os tais 240 kWh custam-me 33.6 Euros por mês: o resto são taxas, alugueres, etc. 

Assim os 10000 Euros dar-me-iam para pagar 24 anos de energia: ou seja mais alguns anos além do tempo de vida útil dos painéis! 

Isto faz algum sentido?

2 comentários:

Unknown disse...

O meu último curso que tirei foi precisamente sobre Energias Renováveis. E uma coisa foi o que eu aprendi no curso, a parte teórica, e outra, nada a ver, foi o que "aprendi" na prática, durante o estágio. Se soubesse o que hoje sei, teria ficado quieto.

Anónimo disse...

" tornam o Álvaro (o meu Ministro favorito e o melhor ministro) o mais remodelável. "

A isto chamo separar o trigo do joio. Guardam o joio e deitam fora o trigo.

EJSantos