janeiro 06, 2014

Por que a bandeira marxista não é tratada da mesma forma que a suástica nazista?

..............

4 comentários:

Manuel Galvão disse...

No início do século XX sopravam ventos fortes no sentido da necessidade de alterar profundamente as formas de poder nos países que começavam a industrializar-se.

Havia quem achasse que a solução estava no poder fascista (Hitler, Mussulini, Franco, Salazar) e havia quem achasse que a solução estava no poder marxista, que advogava a necessidade de destruir a exploração do homem pelo homem.

Qualquer implementação destas doutrinas implicava (implicou) a implementação de ditaduras.

Os primeiros implementaram ditaduras de direita, os segundos ditaduras de esquerda (também chamadas ditaduras do proletariado).

Em boa verdade o marxismo é o cristianismo exacerbado, levado ao extremo de considerar que os homens não devem ser somente todos iguais perante Deus, mas também todos iguais perante o Poder Temporal, perante o Estado.

Em boa verdade o nazismo foi uma forma exacerbada de fascismo em ordem a combater os bolcheviques, que se instalaram alí à porta, ameaçando destruir a coisa mais preciosa na instituição Estado - a propriedade privada -. Os judeus só comeram por tabela porque resistiram ao confisco de bens que o Estado quis, para fazer face ao espólio que o Tratado de Versailles definiu.

Lura do Grilo disse...

"Em boa verdade o marxismo é o cristianismo exacerbado" Completamente falso. O nazismo é tão só um marxismo: Hitler diversas vezes disse querer ir mais além do marxismo no modelo socialista. O conluio entre as as duas ideologias gêmeas foi sempre fraternal: celebravam o 1º de Maio juntos e juntos dividiram a Europa. O fascismo é um parceiro menor: não passou além da Itália. O embrião do exército alemão foi criado na URSS. Marx era profundamente anti-cristão: era satanista.

carneiro disse...

"ditaduras de direita" "ditaduras de esquerda"
Esta nomenclatura foi criada pela Esquerda para pretender distinguir as ditaduras "boas" - as marxistas - , das ditaduras "más", onde o ditador não era marxista.

Porém, a confusão dos conceitos é total na génese do Partido de Hitler. No início a distinção entre o Partido Nacional Socialista e o Partido Comunista Alemão era uma questão de nacionalismo vºs internacionalismo, uma coisa do tipo diferença entre PCP e MDP-CDE. O resto, meios de organização, objectivos polítivos, económicos e sociais, era rigorosamente equivalentes.

Ademais em termos de crimes contra a Humanidade - cometidos antes da WW II - e crimes de guerra - durante a guerra -, não sei quem merece o Guiness. Se Hitler, se Stalin. Os Nazis foram julgados (alguns), mas os comunistas, em especial os russos escaparam, apesar de os Campos de Concentração que vitimaram os judeus dos nazis terem continuado em funcionamento do lado soviético, mudando alguns inquilinos mas incorporando, mesmo assim, os judeus russos.

Aliás, no tempo da aliança Alemanha-U.Soviética - antes, portanto da Operação Barbarrossa - os Comunistas Franceses eranm aliados dos alemães na França ocupada e eram os próprios comunistas franceses que entregavam à Gestapo os judeus Franceses. Os comunistas franceses só passaram a tratar os ocupantes nazis como inimigos depois da Alemanha ter atacado a U.Soviética.
Daí que falar de ditaduras de esquerda e de direita seja o mesmo que visitar uma ETAR e tentar distinguir a porcaria pelo respectivo cheiro.

http://3.bp.blogspot.com/-yA66jfOCyNs/UKzDTEFUrbI/AAAAAAAAPCs/FSq27nclQI8/s1600/comuno-nazismo.jpg

Unknown disse...

E, no entanto, tanto o comunismo como o nazismo são irmãos de sangue. Porquê uma diferença de tratamento?