julho 07, 2015

Elogios fáceis

Faleceu Maria Barroso ... terá caído em casa: uma queda nobre, já a de António de Oliveira Salazar é uma queda que serve para o humilhar e ofender. Confesso que não apreciava muito a Sra mas achava-a mais digna que o marido ... coisa que não era muito difícil. Dizia-se católica (coisas que a comunicação social adora quando assenta à situação) mas não lhe reconheço nada de católico: nem contra o aborto levantou a voz, pela família nada só quando o filho se despenhou em Angola.

Nestas ocasiões é um desfolhar de elogios que passam frequentemente pela luta anti-fascista (como se tivesse havido fascismo em Portugal) e pela dedicação redentora às "causas sociais". A "causa social" é frequentemente um bom salário e um bom cargo público, habitualmente em fundações pagas pelo povinho, que só a influência política e o compadrio maçónico conseguem. Cargos destes naturalmente são muito procurados: servem mais para receber que para dar. Para dar o que é seu os talentos rareiam. O romantismo pinta ainda o cenário e a troca de alianças numa prisão dourada é um "casamento na prisão": um casamento que afanosamente destroem todos os dias.

A Fundação Pro-dignitate é o que sabemos em mordomias e a de Mários Soares é o que sabemos também: tudo máquinas despesistas, alimentadas por câmaras socialistas, cujo objectivo é guindar egos, espalhar vaidades e viver luxos.

O clã Soares, com uma mão à frente e outra atrás no 25 de Abril, possui hoje uma fortuna incalculável que ninguém se atreve a inventariar e muito menos justificar. Pelo meio uma descolonização que deixou no terreno em África quase dois milhões de mortos mas de que se orgulham.


5 comentários:

carneiro disse...

e foi deputada 12 anos. À conta para a Reforma.

Afonso de Portugal disse...

Até mete nojo como todos eles (e elas) se tornam santos depois de morrer!
E ainda diz o Jorge Sampaio que "não há classe política, isso é demagogia populista"!

carneiro disse...

Corrijo. Parece que foi deputada durante 8 anos. Fui induzido em erro por uma noticia da TV.

Unknown disse...

Será que é agora que o Mário Soares já pode finalmente ir desta para... pior?

Lura do Grilo disse...

8 anos? Não interessa se 8 se 12 .. ficou com uma boa reforma ganha ao serviço da nação ... pois claro.